sábado, 7 de junho de 2008

A Arte e a Literatura na época de Marechal Osorio - Parte 1

Ao longo do século XX, ocorreram várias inovações a respeito de criação literária e artística, tudo gerando mudanças revolucionárias na maneira de se ver e interpretar Arte de um modo geral.

No campo da Literatura, como um breve resumo, podemos destacar o Movimento de Vanguarda, que nada mais foi que um movimento onde as práticas literárias e artísticas eram divulgadas e propostas por pessoas extremamente cultas, das “Letras”, e que levavam em conta, teses e conhecimentos propostos por Freud. Era uma corrente ligada à arte e à arquitetura que dominaram quase todo o século.

Dentre algumas das características dos modernistas estão a certa facilidade na organização de grupos homogêneos em relação ao modo de pensar, deixando para trás aquela velha ordem herdada do classicismo burguês renascentista em busca de novos horizontes nas produções literárias. Perspectiva, cores e espaço são os principais tópicos das novas projeções artísticas, que buscam a subjetividade usando elementos bastante objetivos. As obras passaram a retratar a vida e a sociedade, sendo acrescentadas no quotidiano. Passou a ser usada uma linguagem basicamente européia.

Já na pintura, a angústia e a revolta foram inovações da arte expressionista, que teve como principais precursores Van Gogh, Edward Munch e James Ensor. Vários grupos se uniram em torno dessas idéias e criaram movimentos artíticos muito famosos. O Expressionismo foi um deles, que nasceu nas primeiras décadas do século XX e que tinha como objetivo principal, o afastamento das idéias burguesas(como na literatura) para que elementos e idéias revolucionárias viessem à tona. Esse grupo tinha as principais temáticas: prostituição, miséria, angústia, medo. A cidade moderna era o principal palco desses temas. Subgrupos se formaram dentro desse movimento, como Brücke e Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul).

O Fauvismo procura produzir (transmitir) basicamente alegria ou tristeza. Em sua estrutura formal, demonstrou maior agressividade na exaltação das formas, distorção dos volumes, utilizou a técnica do claro-escuro e realce dos contornos a negro, realçando bem as emoções dos pintores. Seus principais praticantes foram Roualt (Diante do Espelho), Henri Matisse (A Cigana), André Derain (A Ponte de Westminster), Albert Marquet, Maurice Vlaminck (A bailarina do Rat Mort), Braque (que evoluirá para o cubismo).

O Cubismo, outro movimento artístico, pode ser resumido nos seguintes tópicos:

>É o mais influente movimento do século XX.Os artistas pintam objetos achatados, e com isso eliminam a ilusão de tridimensionalidade. Porém, revelam várias faces da figura ao mesmo tempo.
>Nasceu em Paris, em 1907 com o quadro de Picasso Les Demoiselles d’Avignon
>A principal influência foi de Cézanne (pela anélise das formas e dos planos – geometrismo)
>Se dividiu em três fases: “Cezzanniana”– as obras são constituídas por paisagens e casarios, numa constante geometrização das formas; Sintética – foram introduzidos elementos estranhos à pintura (madeira, tecido, vidros, papéis...). O objeto tem um lugar de destaque, desligando-se da natureza que tomava formas cada vez mais abstractas; Analítica – a visão era multifocada para vários âgulos, sendo usadas cores escuras e sombrias, tendo como temática principal a natureza morta.

>Os principais praticantes foram Pablo Picasso (Les Demoiselles d’Avignon, Guernica), Georges Braque (Les Portugais), Fernand Léger, Robert Delaunay, Albert Gleizes, Henri Laurius, Francis Picabia e Marcel Duchamp.

O Movimento Futurista desenvolveu-se paralelamente e em oposição ao cubismo. Foi fundado por escritores e artistas italianos radicados em Paris. Foi mais abrangente aos demais mivmentos, pois esteve contigo na literatura, na música (Russolo e Pratelo) e na Arquitectura (Antonio Saint’Ellia). Utilizou sobreposição de planos, bastante intensidade da luz e cores vivas. Os principais praticantes foram : Filippo Marinetti, Umberto Boccioni (Dinamismo de um Ciclista), Giacomo Balla (Mercúrio Passa Diante do Sol), Gino Severini (Dançarina em Azul), Marcel Duchamp (Nu descendant un escalier), Carlo Carrá, e Luigi Russolo.

Por último, temos o Movimento Abstracionista, que teve origem nas pinturas de Kadinsky (líder do Caveiro Azul) realizadas em Munique, a partir de 1912. Marcou a evolução da pintura
desde o impressionismo até ao cubismo e futurismo (a invenção da fotografia tinha libertado o pintor do seu dever social de registar os grandes e pequenos acontecimentos). Bucou-se uma realidade oculta e mais profunda, um mundo interior. A pintura deveria retratar um estado de espírito e não ser a mera representação dos objetos, que desaparecem totalmente, sendo um conjunto de muitas linahs e cores. Divide-se em duas correntes: o abstraccionismo lírico – cuja dimensão é expressa na cor, é intuitiva, o que pode proporcionar várias interpretações – e o abstraccionismo geométrico – no qual a subjetividade é deixada de exige o emprego de formas rigorosamente geométricas e abstractas, utilizando apenas cores puras (amarelo, azul e vermelho) e cores neutralizantes (preto, cinzento, branco). Houve libertação total da pintura da figuração. Principais Praticantes:
> Abstraccionismo lírico - Vassili Kadinsky (Impressão Domingo e Amarelo, Vermelho, Azul), Paul Klee.
>Abstraccionismo geométrico - Piet Mondrian (Composição nº10: o Molhe e o Oceano), Theo Van Doesburg (Composição: A Vaca).
Kasimir Malevitch, Franz Marc, Tàpies, Jean Arp e Maria Helena Vieira da Silva.


Fonte: http://www.esao.ensino.eb.br/palestra_cavalaria/producao_liter%e1ria.doc

Nenhum comentário: