quinta-feira, 31 de julho de 2008

Um pouquinho de tudo!


Sem dúvida nenhuma, o Marechal Osorio sempre foi um grande destaque na história do Brasil. Como toda figura marcante, ele também recebeu alguns apelidos ou denominções. Aqui abaixo você pode conferir alguns deles:

-> O patrono da cavalaria brasileira;
-> O centauro;
-> O lendário;
-> A Lança do Império;
-> O general intrépido que combatia no front das batalhas;
-> O estrategista cujas façanhas impressionavam até os inimigos;
-> O guardião das fronteiras do Brasil.

Como você pode perceber, o Marechal Osorio deixou a sua impressão na memória dos brasileiros. Não foi só mais um revolucionário, e sim uma pessoa que, além de ter exercido um papel importantíssimo em algumas decisões tomadas na época, é sempre muito bem lembrado por todos.

Além de tudo, o Patrono da Cavalaria exerceu ''1001'' funções. Ganhou prêmios, medalhas, foi condecorado, etc. Osorio ganhou até todas as estrelas do Exército!

Ele foi:

-> Senador;
-> Ministro;
-> Conselheiro de dom Pedro II.

Recebeu os títulos de:

-> Barão;
-> Visconde;
-> Marquês.
* A coleção de medalhas não caberia na sua farda!

Participou de diversos conflitos ao longo do século XIX, como:

-> Guerras contra os vizinhos uruguaios e argentinos e na Revolução Farroupilha (1835-45);
-> Guerra do Paraguai (1865-70);

Era adimirado por muitos destaques; nada mais, nada menos que Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Além da sua bravura ser reconhecida até pelos adversários.

O argentino Domingos Sarmiento (depois presidente do seu país) elogiou a cavalaria ligeira de Osorio fazendo o seguinte comentário:
"... notáveis cavaleiros: montavam até em potros com a elegância que não tinham os gaúchos argentinos. Laçavam com qualquer das mãos, sem que seus arreios militares, suas lanças, suas espadas e pistolas à cintura os embaraçassem".




Fonte:
http://br.msnusers.com/ontg/temadasemana.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=399&LastModified=4675672404847061293

Nenhum comentário: