quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Batalhas de Osorio (2)

Revolução Farroupilha (1835 - 1845)

Causas da revolução:

-Havia altos impostos sobe o charque produzido no Rio Grande, que fazia o charque platino ser mais barato. Dessa forma, as regiões centrais do Brasil preferiam o charque platino, consideravelmente mais barato.

-Apesar de seu grande sacrifício para manter a fronteira relativamente protegida, produzir toda riqueza que o café acumulava na corte e o grande número de baixas masculinas, a corte não dava o devido reconhecimento e apoio financeiro para o RS.

-Idéias liberais, como acontecia em todo mundo, atingiram o Rio Grande, isto é, a não intervenção do Estado na economia; o controle do poder Executivo pelo Legislativo a fim de evitar o absolutismo; e a oposição de uma nova Constituição de acordo com os costumes locais e pela federação.

-Militarmente, o líder gaúcho, coronel Bento Gonçalves, não foi tão prestigiado quanto outros militares brasileiros.

O Rio Grande do Sul sentia-se desprestigiado pelo Império. Como o Império não atendia os apelos, foi declarada a guerra. Na melhor das hipóteses eram menos de 5.000 Farrapos na população de 400.000 gaúchos. Não tinham recursos, porém lutaram arduamente. Proclamaram a República Sul-rio-grandense, isto é, declararam-se independentes do Brasil.


Conseqüências:

Por dez anos, a guerra civil prejudicou o setor pecuarista. As perdas foram muito maiores do que os lucros políticos e econômicos do movimento. Os pecuaristas saíram mais endividados junto aos comerciantes e banqueiros. Propriedades rurais, gado e escravos foram perdidos e tornou-se muito difícil repô-los posteriormente. A paz honrosa de Poncho Verde, em 1845, acomodou as crescentes dificuldades dos farrapos, pois não interessava ao governo monárquico reprimir uma elite econômica.

Aos oficiais do Exército farroupilha foram oferecidas possibilidades de se incorporarem aos quadros do Exército nacional. Líderes presos foram libertados e a anistia foi geral e imediata.

Fonte: http://www.popa.com.br/docs/cronicas/farrapos.htm

http://www.paginadogaucho.com.br/hist/revfarr.htm

http://www.resenet.com.br/causas_rev.htm

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Gustavo e Otávio

Nestas duas postagens sobre as batalhas existem muitas partes de textos citadas de forma indevida. Isso é, vocês colocaram texto de outros autores sem destacar e fazer as referências de forma correta.

Por ex, este trecho:
"Por dez anos, a guerra civil prejudicou o setor pecuarista. As perdas foram muito maiores do que os lucros políticos e econômicos do movimento." (MOURE, 1994, p. ___)

Esta seria a forma correta de citar, embora falte a página (p. __), pois não tenho o livro.

Além disso, a referência ao livro viria no fim do texto todo.

MOURE, T. R. História do Rio Grande do Sul São Paulo: Editora FTD, 1994.

Este trecho também se encontra na página do Gaúcho (http://www.paginadogaucho.com.br/hist/revfarr.htm) onde consta a referência ao livro, mas não a informação que o artigo foi reproduzido na íntegra.

Neste caso, caberia consultar o livro para esclarecer isso.

Para vocês verem como não é fácil fazer pesquisa. O pesquisador acurado vai aos originais, um verdadeiro trabalho de detetive , às vezes.

Seria interessante vocês revisarem esta postagem de modo que as citações fossem poucas e feitas com correção. Afinal, a idéia do trabalho é que os textos sejam de vocês.

abraços