quarta-feira, 30 de julho de 2008

Topografia do Paraguai (2)

É possível notar os locais das batalhas e movimentos estratégicos no mapa a seguir:


O território paraguaio, por completo, é parte integrante da Bacia Platina, composta pelos rios Paraguai e Paraná. Seu relevo é formado basicamente, em sua maioria, por planícies situadas na Região Ocidental, e apenas na Região Oriental aparecem planaltos pouco elevados, que, fora do Brasil, são estruturalmente ligados ao Planalto Brasileiro.

O rio Paraguai, que cruza o país ao meio na direção norte-sul, divide o território em duas grandes regiões praticamente distintas: a Região Oriental, onde ocorreu a maioria dos movimentos de tropas e batalhas durante a guerra; e a Região Ocidental, também conhecida como Chaco, uma planície baixa (altitude máxima de 100 m) coberta por pântanos e densas florestas de arbustos, praticamente desabitada e que se eleva imperceptivelmente a partir da margem ocidental do rio Paraguai até o Altiplano Boliviano. A grande planície, que ocupa também o sudeste da Bolívia e o nordeste da Argentina, constitui dois terços do território do Paraguai.

Na margem oriental do rio Paraguai, o terreno eleva-se com poucos declives e é constituído por um relevo ondulado com colinas, florestas tropicais e pastagens férteis, onde as principais elevações são as serras de Amambay e Mbacarayú, que alcançam 700m de altitude acima do nível do mar. Na região sul-oriental, o terreno torna a descer, dirigindo-se ao vale do rio Paraná, que em alguns pontos banha os dois lados do Planalto do Paraná. A partir disso, pode-se imaginar todas as dificuldades que ambos exércitos tiveram durante a guerra do Paraguai.

É possível ressaltr também as abundantes e fortes chuvas no território paraguaio. O tamanho do país tem influência na quantidade de chuvas, acentuando a estação seca especialmente na fronteira com Bolívia e Argentina. Pode-se considerar bem elevado o índice de chuvas no Planalto do Paraná, com 2.000 mm anuais. Na capital, Assunção cai para 1.300 mm e no Chaco para 800 mm. Os meses de concentração das chuvas são dezembro, janeiro e fevereiro, caindo durante os meses de inverno.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi pessoal

Espero que tenham aproveitado as férias :)

Bem interessante esta movimentação de tropas no mapa. Recentemente, vi uma "maquete mapa" com a movimentação das tropas 'animada' e com narração em áudio. Me chamou bastante a atenção, pois nunca tinha visto nada semelhante não digital.

abraço!