quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Batalhas de Osorio (1)

Aqui vai um pequeno resumo das principais batalhas nas quais Marechal Osorio participou, sendo a maioria delas durante a Guerra do Paraguai:

A Batalha de Monte Caseros (1852)
Travada em 3 de Fevereiro de 1852, foi uma das batalhas da Guerra contra Oribe e Rosas, na qual defrontaram-se o Exército da Confederação Argentina de Juan Manuel de Rosas e o da aliança encabeçada pelo General Justo José de Urquiza, Governador da Província de Entre Ríos, sendo marcada pela queda definitiva do Governo de Rosas, e pela criação da Confederação Argentina, comandada pelo General Urquiza.
Caseros era uma região próxima à sede de Buenos Aires. O local da batalha é hoje ocupado pelo Colegio Militar de la Nación, entre as estações de trem Caseros e El Palomar, na Grande Buenos Aires.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Monte_Caseros

A Batalha de Tuiuti (1866)

A batalha de Tuiuti, considerada a maior batalha campal na América Latina, que envolveu mais de 50.000 homens, foi um desastre tremendo para os paraguaios, que sofreram 12.000 baixas, sendo metade relativas a mortos e as restantes a feridos ou prisioneiros. As forças aliadas, em posições defensivas e contando desde o inicio com superioridade numérica, sofreram muito menos baixas.
O ditador Paraguaio Solano Lopez pretendia destruir as forças aliadas e empurrá-las para a outra margem do rio Paraná, porém seu ataque foi desorganizado e suas tropas estavam com uma relativa inferioridade numérica em relação às do inimigo, logo perdeu uma parte muito considerável do seu exército.
Fonte: http://www.areamilitar.net/HISTbcr.aspx?N=42

A Batalha de Humaitá (1868)
Durante a Guerra da Tríplice Aliança, Solano Lopes decidiu defender o território paraguaio construindo fortificações na margem esquerda do rio Paraguai. Dentre estas fortificações, destacava-se a Fortaleza de Humaitá, protegida ao Sul pela linha de Curupaiti, que dificultava a passagem da Esquadra Aliada rio acima.
A fim de conquistar estas posições inimigas, o Marechal Duque de Caxias se deslocou amplamente para o Leste, envolvendo e isolando da capital paraguaia os defensores destas fortificações. À comando do Gen. Osorio, ele realiza profundos reconhecimentos, penetrando no território inimigo o 3° Corpo do Exército e apertando a área. Inicia-se a evacuação da Fortaleza com um retraimento pela margem esquerda do rio Paraguai.
Já que as defesas do bastião inimigo estavam enfraquecidas, o General Osorio lança um reconhecimento contra as suas trincheiras e derruba a fortaleza de Humaitá.
Com a conquista desta fortaleza, é liberada completamente a passagem do Rio Paraguai para a Esquadra Brasileira. Cai Assunção, a capital paraguaia, e inicia-se o colapso do Exército Paraguaio. A Guerra marcha para o final.
Fonte:
http://www.osorio.org.br/humaita.htm

A Batalha de Itororó (1868)
A chamada batalha de Itororó foi um violento confronto que aconteceu em 06 de dezembro de 1868, durante a Guerra do Paraguai, entre as tropas imperiais do Brasil e as forças paraguaias de Francisco Solano Lopez. Após desembarcar às margens do rio Paraguai, na localidade de Santo Antônio, o Exército Aliado marchou para Sul, defrontando-se com o inimigo na ponte do arroio Itororó.
Na véspera do ataque, o Comandante e Chefe das Forças Aliadas, Marechal Duque de Caxias, falou para o Gen. Osorio marchar com o Terceiro Corpo de Exército à esquerda do grosso das Forças do Exército Aliado, a fim de atacar e flanquear o inimigo pela retaguarda e realizar a segurança do flanco leste. Enquanto o Gen. Osorio realizava seu deslocamento, Caxias ordenou o ataque à ponte de Itororó, iniciando a sangrenta batalha.
No conflito, os brasileiros perderam 1806 homens, enquanto o inimigo perdeu 1200, além das seis bocas de fogo, munição e armamento de toda a espécie. Após isso iniciou-se uma série de batalhas que ocorreram no mês de Dezembro de 1868, período que foi chamado de Dezembrada.
Fonte:
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=367631

A Batalha do Avaí (1868)

A chamada Batalha do Avaí ocorreu no período da Dezembrada, no dia 10 de dezembro de 1868, na qual apenas 100 paraguaios, incluindo o general Bernardino Caballero, conseguiram escapar. Nesta batalha, o Mal. Osorio é acertado por um projétil inimigo, que o fere gravemente em pleno rosto, fraturando-lhe o maxilar.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Avaí

Batalha de Cerro Corá (1870)
Em 1° de Março de 1870 ocorreu a última Guerra da Tríplice Aliança, na qual se enfrentaram cerca de 4500 soldados aliados contra 250 paraguaios. Foi uma vitória fácil para a Tríplice Aliança, que reduziu a população do Paraguai de 1,3 milhões de pessoas para um pouco mais de 200 mil. Foi nessa batalha que o ditador paraguaio Solano López foi perseguido e morto, o que causou o fim do conflito.
Fonte:
http://www.unificado.com.br/calendario/05/paraguai.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_cerro_corá

Nenhum comentário: