segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Armas das Tropas de Osorio - Armas Brancas

A maioria das armas brancas existentes anteriormente continuaram a ser usadas normalmente no período das décadas de 1850 e 1860, sem maiores transformações. A única mudança importante que teve ocorreu na espada de uso dos oficiais do exército, que continuou a ter as linhas gerais da espada do modelo 1831, mas sua guarda foi modificada, ficando mais fechada.
Quatro armas brancas se destacaram no século XIX: o sabre 1851, o terçado de músico, a lança 1864 e o sabre-serra.

Sabre 1851

É a arma mais comum encontrada em coleções particulares e em museus, sendo uma variação do sabre de 1831 de oficiais. Ela não foi aprovada oficialmente, mas já aparece nas estampas de uniformes de 1852. A grande diferença deste modelo para o de 1831 era a forma das barras de proteção da guarda, que eram achatadas e não mais roliças. Permaneceu em uso até o início da República, mudando apenas o Brasão do Império pelo Republicano.

Terçado de Músico

Não há muitas informações sobre a aceitação do terçado de músico no Exército. Ele aparece no modelo dos uniformes de 1852, então deve ter sido adotado por volta dessa época, permanecendo em uso até meados do século XX. Inicialmente, era usado por membros das bandas de cada batalhão ou regimento do exército que, em combate, levavam os companheiros combatentes feridos de maca, logo necessitavam de uma arma de defesa.
Os mestres das bandas, tambores-móres e músicos mais competentes utilizavam um terçado mais elaborado, mas este costume acabou em desuso, provavelmente por causa da sistematização e simplificação dos uniformes feita na década de 1860.

Lança 1864

É a primeira lança que aparece em quantidade nas coleções brasileiras, sendo parecida com a de 1844. Foi a arma utilizada para travar a Guerra do Paraguai, pois era o modelo oficialmente usado em 1872. Importada da França, sua característica mais notável era a haste: mais grossa em direção ao conto, de forma que o centro de gravidade da arma era mais próximo da parte de trás, aumentando o alcance do golpe. Esta característica ainda gerou algumas discussões até no parlamento, pois era estranha aos costumes gaúchos, mas mesmo assim foi adotada.

Dados técnicos:

Comprimento total : 276 cm
Comprimento da lâmina: 14,5 cm
Diâmetro da haste: 4,7 cm
Alcance: 164 cm
Peso: 2,52 kg


Sabre-serra

O sabre-serra era um terçado utilizado especificamente pelo batalhão de engenheiros. Consta que foi aprovado com a criação do batalhão, em 1852, mas há dúvidas sobre isso.
Era usado mais como uma ferramenta do que como uma arma, pois o dorso da lâmina era serrilhado – não para causar maiores ferimentos como diz a lenda, mas para poder servir de serra aos pontoneiros, etc.
Hoje em dia são peças extremamente raras, pois dizem que o Exército destruiu os antigos estoques deste modelo na década de 1940, utilizando elas como ferragens em um pátio de concreto armado.


Fonte: http://www.francisco.paula.nom.br/Armas%20Brasil/SecXIX/Exercito_profissional/sabre_serra.htm

4 comentários:

Raphael Sant' Anna disse...

Pessoal!
Depois de algum tempo sem acessar o trabalho de vocês, retorno e vejo que houve uma evolução considerável!
É possível evidenciar o cuidado e a criatividade que o grupo apresenta e a diversidade na apresentação das postagens.
Concordo com os comentários feitos pela Suzana!
Lemnrem-se, apenas, de que até a semana 28, 22 de agosto, o trabalho ainda pode ser enriquecido, particularmente no que diz respeito ao conteúdo!
Por favor, peço que me reenviem os graus atribuídos por vocês!
Parabéns!
Abraço a todos!
Sant' Anna

Suzana Gutierrez disse...

Puxa!

Fiquei surpresa com o crescimento do trabalho. Agradavelmente, :)

Está bastante completo e feito com muito cuidado e atenção.

Vou dar a vocês uma sugestão que estou dando a todos os grupos: uma linha de tempo.

Para a linha do tempo: Dipity (http://www.dipity.com/). Aqui tem explicações de como funciona:

http://vamosblogarbr.blogspot.com/2008/07/linha-do-tempo

abraços!

Anônimo disse...

Oi Pessoal!
Sou colega da professora Suzana e também admiradora desse trabalho!
Parabéns e continuem pesquisando, publicando e aprendendo. Abraço,
Abraços,
Josete

Marli Fiorentin disse...

Oi gente!
Gostei muito do trabalho de vocês . A linha de tempo está muito bacana. Parabéns mesmo!