Armas utilizadas pelo exército brasileiro
na metade do século XIX (1850-1870)
Espingardas
Havia três tipos principais de espingardas naquela época:
-Fulminantes lisas
O Manual do soldado de Infantaria de 1872, tem um desenho de duas armas de fulminante lisa: uma francesa, certamente a do modelo 1840, e outra que é uma inglesa. Como dissemos acima, acreditamos que esta última seja a do modelo inglês de 1842, devido a pequenos detalhes mencionados na documentação oficial, mas não podemos ter certeza absoluta se todas as armas compradas eram desse modelo ou de variantes, mesmo convertidas.
Espingarda Inglesa M842
Dados técnicos:
Comprimento:
Peso:
Alça de mira:
Alcance útil:
Cadência de fogo: 2-4 tiros por minuto
-Minié
A espingarda Minié é a descendente da "granadeira" do 1º Império. Como arma longa, equipava os Batalhões de Fuzileiros (Infantaria pesada) do Exército ou seja, os sete primeiros batalhões da Força – o elemento de choque do exército. Era equipada com a tradicional baioneta triangular para dotar os soldados com uma arma apropriada para o combate corpo-a-corpo.
Devido a diversos fatores, inclusive o fato de que o combate corpo-a-corpo tinha perdido importância, e levando em conta as maiores distâncias de engajamento dos combates, além de ser necessário considerar que a espingarda longa não era muito apropriada para o uso no Brasil, por causa da baixa estatura dos nossos soldados, a espingarda Minié foi pouco usada, sendo abolida a partir de 1872. Mesmo assim, 19.740 exemplares ainda foram enviados para a linha de frente no Paraguai.
Espingarda Minié
Dados técnicos:
Calibre: 14,8 mm
Peso: 4,14 kg
Raias:
Alça de mira:
Alcance útil:
Cadência de fogo: 2-4 tiros por minuto
-Enfield
A Enfield modelo brasileiro de 1858 era a arma inglesa (modelo 1853 daquele país) que usava a bala do sistema Miné. Foi usada indiscriminadamente pelos batalhões de fuzileiros, junto com as armas belgas, de calibre diferente. Como não podia deixar de ser, isso gerou uma série de confusões com relação á distribuição de munição durante a guerra do Paraguai. Por esse motivo, foi ordenado a conversão da arma para o calibre
Espingarda Enfield
Dados técnicos:
Calibre: 14,66 mm
Comprimento:
Raias:
Alça de mira:
Alcance útil:
Cadência de fogo: 2-4 tiros por minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário