quarta-feira, 4 de junho de 2008

Lanças de Marechal Osorio

  • Atualmente, o Regimento Osorio guarda as lanças e a espada que pertenceram a Marechal Osorio. Este possuía duas lanças: a Lança de Guerra, utilizada em combates, e a Lança de Honra.
  • A Lança de Guerra era confeccionada em ébano, lâmina reta de aço, castão e couto de prata. Foi concedida a Osorio, na Campanha do Uruguai, pelo General Bento Manoel Ribeiro, que disse as seguintes palavras: "Alferes Osorio entrego-te minha lança, pois tenho certeza que o senhor a levará mais longe do que eu a levei". Hoje, o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda possui uma cópia dessa lança, usada nas cerimônias da Festa Nacional da Cavalaria e desfiles. Na sua bandeira estão bordadas, em fios de ouro, duas estrofes. Na primeira duas perguntas:

    - "Quem foi o guerreiro, o audaz temerário, que em tantas pelejas constante se achara?"
    - "Quem foi o lanceiro , o herói legendário, que o solo inimigo primeiro galgara?"

    A resposta aparece na outra estrofe:
    “As águas do rio , no passo da pátria,
    As matas sombrias , o rijo pampeiro
    Ufanos respondem : um rio-grandense,
    Osorio ,o colosso Osorio ,o guerreiro”

  • Após a batalha contra Solano Lopes, Osorio volta ao Brasil e recebe a Lança de Honra dos habitantes do Rio de Janeiro. Ela é confeccionada em ébano, com lâmina de aço, couto e anéis em ouro, e na parte superior encontra-se um castão de ouro maciço, onde estão representadas as principais batalhas de campanha e uma águia simbolizando a argúcia, audácia e energia do legendário marquês do herval.



Fonte:http://www.osorio.org.br/osorio_lancas.htm

Nenhum comentário: