quinta-feira, 12 de junho de 2008

A Vida de Marechal Osorio

Manoel Luís Osorio nasceu no dia 10 de maio de 1808, na fazenda Nossa Senhora da Conceição do Arroio, atual município de Osório do estado do Rio Grande do Sul.
Filho do Tenente-Coronel Manoel Luís Silva Borges e de Ana Joaquina Osorio, com seus 15 anos incompletos participou da Guerra de Independência do Brasil (1822-1823), assentando Praça de pré, como voluntário, no Regimento de Cavalaria da Legião de São Paulo, em 1º de maio de 1823. Combateu as tropas do Exército Português. Ele foi promovido a Cadete no dia 1º de outubro 1824, aos 17 anos, e no dia 1º de dezembro do mesmo ano foi promovido a Alferes, deixando a Legião de São Paulo para ingressar no 3º Regimento de Cavalaria de 1ª Linha do Rio Grande do Sul.
Também participou da Guerra da Cisplatina, atuando na Batalha do Passo do Rosário (1827), já no posto de 1º Tenente. Lutou durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845). Durante sua vida, é importante destacar sua lealdade ao Império, pois, mesmo sendo filiado ao Partido Liberal e, segundo seus biógrafos, ser favorável à república, não se deixou influenciar pela corrente que pregava a separação da então Província de São Pedro, contribuindo assim para a integridade do Império e, por extensão, do próprio Brasil.

Casou-se com D.Francisca Fagundes de Oliveira em plena Revolução Farroupilha, com ele teve cinco filhos. Foi promovido a Capitão em 20 de agosto de 1838 e a Major em 27 de maio 1842,cabendo aqui um registro importante: a 7 de abril de 1841, o então presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Álvares Machado, em carta ao Governo Imperial, afirmou que Osorio “merece ser Major de 1ª Linha e a condecoração do Cruzeiro. É oficial muito bravo, muito leal e subordinado, dá muitas esperanças e tem instrução”.

Em 13 de junho de 1841, recebeu a condecoração de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro e em 5 de junho de 1844 foi galardoado com a insígnia de Cavaleiro da Ordem de São Bento de Aviz.
Em 23 de julho de 1844, foi promovido ao posto de Tenente-Coronel. Encerrada a Revolução Farroupilha, manteve-se no Exército Imperial. Em 6 de outubro de 1846, foi homenageado com a distinção de Oficial da Ordem da Rosa. Também participou nas campanhas platinas contra Oribe e Rosas (1851-1852), sendo elogiado por seus superiores. Em 3 de março de 1852, foi promovido ao posto de Coronel, recebendo a Ordem Imperial do Cruzeiro, em 7 de março do mesmo ano, e a 14 foi condecorado com a Medalha de Ouro, concedida aos oficiais superiores que atuaram na Batalha de Monte Caseros. Foi comissionado no posto de Brigadeiro Graduado, em 2 de dezembro de 1856, sendo promovido, de fato, ao posto de Brigadeiro, em 15 de junho de 1859.

Osorio é também muito lembrado pelas atitudes que o caracterizaram: exercia uma verdadeira liderança carismática, sendo comum encontrá-lo conversando nos acampamentos com seus subordinados, ocasião em que se informava das condições de sua tropa. Desta forma, a literatura a seu respeito nos informa que era respeitado e querido pelos seus subordinados, pois não se distanciava de seus comandados, exercendo uma liderança nata. Também conquistou o respeito e a admiração de seus superiores, em particular do então Conde de Caxias, Marechal Luís Alves de Lima de Silva, que em diversas ocasiões o elogiou pela sua coragem e lealdade. Da campanha da Guerra Tríplice Aliança muitas foram às lembranças dos feitos de Osorio, registrando-se uma frase que caracteriza sua postura como líder: “É fácil a missão de comandar homens livres; basta mostrar-lhes o caminho do dever” (trecho da Ordem do Dia de 15 de abril de 1866, Passo da Pátria).

Foi agraciado com o título de Barão do Herval mediante a Carta Imperial de 1º de maio de 1866 e em 28 de junho do mesmo ano recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.
Osorio se afastou temporariamente da Campanha da Tríplice Aliança, pois estava com a saúde abalada, sendo substituído pelo General Polidoro, o qual assumiu o comando do I Corpo do Exército Imperial. Osorio foi promovido ao posto de Tenente-General em 1º de junho de 1867, retornando ao campo de batalha em 1867, agora como comandante do III Corpo do Exército Imperial. Ele participou do planejamento das operações e das ações contra a fortaleza de Humaitá, que bloqueava o avanço das forças aliadas rumo a Assunção.
Ao retornar da chamada "guerra de movimentos", após a queda de Humaitá, Osorio atuou nas batalhas de Itororó e Avaí, em dezembro de 1868. Nesta última batalha recebeu um grave ferimento no maxilar, mas isto não fez com que ele abandonasse o combate. Em 28 de julho de 1868, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de São Bento de Aviz. No dia 26 de dezembro do mesmo ano também recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro. Por causa do seu estado de saúde não lhe foi possível estar presente na queda de Assunção ocorrida em janeiro de 1869. Em 20 de fevereiro recebeu a Medalha do Mérito Militar.
Foi agraciado com o título de Visconde em 11 de abril de 1868 e, posteriormente, elevado ao de Marquês do Herval, em 29 de dezembro de 1870. Em 5 de agosto de 1871, foi-lhe entregue em solenidade realizada em Porto Alegre uma espada de honra, toda cinzelada em ouro, ornada de brilhantes, lâmina de aço, nela gravadas as batalhas em que tomara parte, peça confeccionada no Rio de Janeiro, às expensas dos oficiais que comandara nos dias de luta contra Solano Lopes. Em 24 de maio de 1872, foi condecorado com a Medalha da Campanha do Paraguai, com passador nº 4 (relativo ao número de anos que permaneceu em campanha). Com a paz, foi nomeado Senador pela província do Rio Grande do Sul. Registre-se que, ao chegar ao Rio de Janeiro com o intuito de assumir a cadeira senatorial, durante as diversas manifestações de apreço a sua pessoa, declarou: “A farda não abafa o cidadão no peito do soldado”. Em 2 de junho de 1877, foi promovido ao posto de Marechal de Exército. Em 1878, foi nomeado Ministro da Guerra do Império.
Faleceu em 4 de outubro de 1879, na cidade do Rio de Janeiro, aos 71 anos de idade. Em 1962, foi escolhido como Patrono da Arma de Cavalaria (Decreto nº 51.549, de 13 de março de 1962).



FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Lu%C3%ADs_Os%C3%B3rio

Nenhum comentário: