segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Armas das Tropas de Osorio - Armas de Fogo (3)

Pistolas

-Revólveres

Por volta do período da aquisição das armas Minié, (cerca de 1857) foi adotado um revólver Lefaucheux (conhecido no Exército como modelo 1858). Este, naturalmente, usava o cartucho metálico (o primeiro a ser adotado no país), com percussão lateral (por pino).

O Lefaucheux teve uma longa história no Brasil. Distribuído aos oficiais do Exército e da Marinha, foi muito usado no conflito, apesar de não ser considerado como uma arma confiável. Em 1873 o Lefaucheux começou a ser substituído pelo Gerard, mas um número deles foi convertido ou para percussão periférica criando o modelo "1873 brasileiro" (alguns foram convertidos para percussão central em 1874, mas não sabemos se tiveram distribuição geral, contudo).

Revólver Colt Navy

Dados técnicos:

Calibre: 9,1 mm

Comprimento: 32,8 cm

Peso: 1,1 kg

Raias:7 a direita

Alça de mira: não dispunha

Alcance útil: 50 m

Cadência de fogo: 6 a 18 tiros por minuto


Revólver Lefaucheux

Calibre: 10,8 mm

Comprimento: 28,6 cm

Peso: 960 grs

Raias: 4 a esquerda

Alça de mira: não dispunha

Alcance útil: 25 m

Cadência de fogo: 12 a 24 tiros por minuto


-Pistola enfield

As Enfield eram as armas do sistema Minié compradas em 1858 na Inglaterra e distribuídas indiscriminadamente à tropa de cavalaria, causando os mesmos problemas de munição relatados quando falamos do sistema. Os relatórios do Ministério da Guerra mencionam o envio de apenas 34 armas para o Paraguai (insuficiente para equipar sequer uma companhia de cavalaria). Aparentemente não seria necessário todo o problema ocorrido com a munição de calibre inferior, mas o uso de munição 14,66 foi ordenado de qualquer jeito.

Pistola Enfield
Dados técnicos:

Calibre: 14,66 mm

Comprimento: ? cm

Peso: ? kg

Raias: 5 a direita

Alça de mira: não dispunha

Alcance útil: 15 m

Cadência de fogo: 2 a 4 tiros por minuto

Nenhum comentário: